giovedì 21 giugno 2007

Irracionalidade

Após alguma ausência deste espaço, para onde tento trazer sempre coisas agradáveis e que consigam mitigar o stress e angustias do dia a dia, deparo-me com a vontade premente de vos relatar um episódio de irracionalidade, falta de tolerância, falta de civismo e má conduta em que me vi envolvida.

Tendo eu sido contactada por moradores de um dos prédios dos quais sou administradora, devido à avaria do portão da garagem, lá me dirigi com o propósito de resolver a situação.

Comecei por colocar avisos onde explicava a situação, pedindo desculpas pelo incómodo e prometendo uma rápida resolução, quando, na garagem fui abordada por uma “menina” que depois de me pedir a minha identificação, me proferiu as seguintes palavra: “Então se é da Administração, abra o portão imediatamente porque eu quero sair já.” Hesitei e pensei, não devo estar a ouvir bem, deve ser da hora tardia (22H + ou -)….
Olhei para a “menina” e respondi: “O portão está avariado, estamos a tentar solucionar o problema o mais rápido possível. Tente abrir o portão manualmente.” Resposta: “Eu não, abra-o você que é para isso que eu pago os seus serviços”.

Posto isto disse-lhe que não compreendia a agressividade e a falta de educação, ao qual reforçou a sua falta de civismo ao responder que ela falava como bem entendia.

Assim, virei-me para a “sicrana” e disse-lhe então que continuasse à espera, que eu ia chamar alguém que a pudesse auxiliar uma vez que o companheiro, que até ao momento se manteve distante e calado, não o conseguia fazer e por isso com certeza eu também não.

Lá fui. Chamei o colega que me acompanhava e este lá se deslocou à garagem para falar com os 2 moradores, tendo a “fulaninha” recebido a sua tentativa de ajuda com duas pedras na mão, dizendo ao seu companheiro que não ajudasse na tentativa de abertura do portão (o qual obedeceu cegamente, qual cãozinho bem treinado) falando ao mesmo tempo que o meu colega tentava dar a explicação e utilizando as seguintes expressões: “quando um Burro fala o outro baixa as orelhas”, graças a Deus que pelo menos isso, ela reconhecia.

Mas o melhor vem a seguir. Não contente, disse que ia chamar a polícia. Hummm! Aí eu fiquei com medo, muito medo e pensei “agora sim, estou em risco de ir presa por não conseguir abrir um portão avariado”, acho que daqui se pode tirar já uma ilação, a “histérica” quando não comia a papa os paizinhos, que lhe deram esta primorosa educação, diziam-lhe “olha que chamo o Sr. polícia”.

Mas continuando, a “neurótica” pega no seu Telele e inicia uma conversa com alguém a quem diz que estava na garagem, que estava um senhor que ela não sabia quem era a tentar abrir o portão e que estava a ser ameaçada…

ORA, NESTE MOMENTO PASSEI-ME!!!! ATÉ UM SANTO TEM O SEU LIMITE! Isto já não era falta de Educação, falta de cultura, falta de civismo e de todos as outras coisas em falta que a mocinha revelava, isto era falta de princípios, de moral, de escrúpulos e estupidez da mais pura.

Intervim, disse que nos tínhamos identificado e que ninguém a tinha ameaçado, pois até aquela altura quem nos tinha ameaçado era ela. E já que assim era, que tinha passado todos os limites do razoável, para além de ser uma grande mentirosa, que não ouviria mais nenhum tipo de explicação da nossa parte e que agora quem ia chamar a polícia era eu, acabando a conversa por ali.

Assim foi. Já na porta da entrada do prédio passado alguns minutos, lá passa por nós o casal maravilha a Sra. “Falta de Bom Senso” e o Sr. “Deixa-me Estar mas é Calado Antes que Sobre para Mim”, com os olhos em baixo, sem nos encarar, o que revela mais uma vez a sua falta de carácter.

Concluindo lá foi o portão arranjado, lá apareceu a polícia. Claro que depois da situação reparada o casalinho não sentiu necessidade de fazer queixinhas aos senhores agentes, que até estavam muito sensibilizados com a desgraça da desgraçada neurótica “Floribela”. Entre um “estava nervosa”, “são coisas que acontecem a qualquer um de nós”, “tinha um familiar doente”, familiar esse que estava tão doente e que a preocupava tanto que nem a ajuda do companheiro a rapariga autorizou para tentar resolver a situação mais rapidamente, e convenhamos, “acontece a qualquer um de nós” que não tenha educação e cuja moral e formação esteja severamente ferida de inexistência.
E haviam de ver a cara da sonsa, parecia que a tinham atropelado. Falsa. É nestes momentos que uma câmara de vigilância com som faz falta.

É por estes exemplos de género feminino que quase consigo desculpar a violência doméstica….

Para além de uma agravante. A mocinha dentro do seu veículo automóvel, que estava à frente do portão, revelou ter acesso ao Código Civil. Para mim isto ainda foi mais triste. Eu que pertenço à classe, que escolhi este métier, que defendo a imagem muitas vezes deturpada que insistem em fazer dos juristas em geral, compreendo agora a mistura no “mesmo saco”. Se este é o tipo de educação dos formados em Direito que saem das nossas faculdades, coitados dos clientes. Só demonstra que a formação académica não dá a Educação. E afirmo a esperança de que seja apenas uma curiosa em questões jurídicas.
Se não for o caso aqui ficam umas coisinhas que só se aprendem na Ordem dos Advogados. Os advogados devem ter especial acuidade na profissão e fora dela, principalmente quanto aos deveres de urbanidade e de probidade e um outro ainda, para nós especialmente importante: o dever “de consciência moral".

Mas isto sei que é um mero exemplo da nossa civilização actual, e começa logo na escola… Onde alunos agridem verbal e fisicamente os professores, e ainda são muitas vezes coadjuvados pelos paizinhos que, sabendo dos defeitos dos seus rebentos, ainda culpam e perseguem os professores. A minha verdadeira esperança é que essas agressões aconteçam em casa também. Devem sentir o que é estarem no local de trabalho, a tentar dar mais valias e instrumentos a mentes que ainda não conhecem o mundo, e sentirem a falta de educação e de segurança, para além de não poderem responder na mesma moeda por profissionalismo, tendo ainda que enfrentar os “paninhos quentes” das instituições empregadoras, as quais deviam ter um papel decisivo para garantirem a segurança no local de trabalho. Vergonhoso.

A falta de educação é uma coisa triste. Quando a negamos a alguém estamos a cometer um acto de agressão. É lamentável que haja pessoas que a pretexto do insulto gratuito, assente na maior parte das vezes na mentira e na prepotência, agridam e julguem outros que nem conhecem, exibindo assim a sua ignorância, a sua falta de moral e de educação.

giovedì 31 maggio 2007

NASCIMENTO

Bem já nasceu o bebé Henrique.

Todo senhor de si mesmo, desde logo revelou um pouco da sua forte personalidade, assim contra todas as mentalizações e expectativas, não gostou do dia 25 de Maio, antecipou-se ao dia 31 de Maio e resolveu nascer no dia 29 de Maio, à laia de prenda de aniversário do pai.

Mas como bom filho que é, deu a felicidade à mãe que desejava muito que ele fosse gémeos. Agora imaginem uma casa cheia de gémeos... meu Deus...

Esta tia está muito feliz. Ao Henrique desejo muita saúde e felicidade. Aos pais, que ele seja amiguinho e lhes dê noites descansadas.

venerdì 11 maggio 2007

Expectativas


O acontecimento está marcado para daqui a duas semanas. Estamos todos mentalizados para isso. Esperemos que o Henrique também. Mentaliza-te puto!


venerdì 4 maggio 2007

Cannabis

"Portugal é o país da União Europeia com cannabis mais barata, média de 2,3 euros por grama, longe dos 12 euros na Noruega, ou dos 5 a 10 mencionados na maioria dos Estados-membros, segundo a agência europeia das drogas."

Ainda dizem que neste país é tudo caro.... E na maioria os consumidores consomem por motivos terapêuticos, de certeza...
Digam lá se esta senhora não está feliz com a sua plantinha. E tem um aspecto de doentinha, não tem?

martedì 10 aprile 2007

Bebés

Hoje quero mandar um beijo muito especial para duas futuras mamãs.

Duas pessoas, cada uma maravilhosa à sua maneira, por quem adquiri particular carinho e amizade.

Duas personalidades fortes e ao mesmo tempo frágeis nos sentimentos e como “não há bela sem senão”, lamentavelmente do Benfica.

Estas duas futuras mamãs estão em fases diferentes da gravidez e cada uma delas a passar pelas suas particulares preocupações.

A maternidade pode ser muito desejada e dizem que a experiência é maravilhosa, mas como tudo o que é bom, existe um lado menos bom... o medo, a ansiedade, as preocupações.
Os papás também estão a ser maravilhosos a dar todo o apoio às minhas mamãs e aos meus sobrinhos (que será um casalinho por sinal), claro que eles também sofrem dos mesmos sintomas, sem aquela parte da barriga, das dores de costas, do desconforto, etc...
Força ai papás, sem vocês isto ficaria mais complicado.

Já sabem que esta tia estará sempre disponível para vos auxiliar no que for necessário, estou a torcer para tudo dar certo com os nossos mininos… e não me esqueço de pedir nas minhas orações, que tudo, mas tudo, corra bem ….

E claro que os meus sobrinhos sejam do Sporting… ;-)

BEIJINHOS

giovedì 5 aprile 2007

domenica 1 aprile 2007

Validade ou Competência


O dossier relativo à licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente tem várias falhas. Há alguns documentos por assinar, ou sem data, timbre ou carimbo, tal como há elementos contraditórios, nomeadamente os relativos às notas atribuídas a José Sócrates.

De facto, à que considerar as orientações do nosso actual PM, visto que, ao longo da sua formação, duvidosos percursos sua Exc.ª "desenhou" na sua formação curricular, emergindo assim, na sua ilustrada consciência, um novo "desenho" de um projecto de líder, que se materializa num ditador de cariz Chavezmania sem lei nem coerência.

Agora, caros compatriotas, é nosso dever compreender as orientações do nosso PM, isto é, pm, porque a quem não tem nada para dar mais não se pode exigir.

Ao nosso pm, um simples registo had oc...

Ver: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1289019&idCanal=34

Do Niño

mercoledì 28 marzo 2007

Felicidade

No passado fim-de-semana passei pela obra do prédio, que tem um apartamento, a que nós gostamos de chamar o "meu tijolo".
Já estamos, quase à 1 ano, à espera de que a obra termine e possamos passar à parte da decoração.
Posso dizer que a cozinha já tem azulejo. Para vocês pode não significar grande coisa, mas para nós é um momento de felicidade. O comentário preferido foi "Já viste. Já está mais avançada do que eu pensava. Agora só falta as janelas." E a felicidade daqueles olhos... não tem explicação.
Eu gosto muito de ir ver a obra...tudo é motivo para festejar... e festejar é motivo para beijinhos e abraços e namoro... bem bom.

Por agora nada de pensar em prestações, impostos, condomínio, contas para pagar.... Mas quando chegar a esse ponto, depois de cada conta paga, também vou querer festejar.

martedì 27 marzo 2007

"Volta Salazar...tás aperdoado"



No programa “Os grandes Portugueses” saiu vitorioso Salazar, com 41% dos votos.

Do programa, nem vou perder tempo a comentar… simplesmente não o vi. Apenas retirei a minha conclusão do resultado.

Uma das opiniões foi que: “Salazar não foi votado por salazaristas que quase já não existirão, mas por pessoas muito inquietas com o seu dia-a-dia e o seu futuro, por causa dos ataques às classes mais pobres, os cortes nas reformas e o desemprego, que tanto afecta os portugueses”.

Realmente acho que ninguém em sã consciência gostaria de viver num regime ditatorial, todos nós gostamos de ter a nossa liberdade de expressão. Se bem que, actualmente, será essa liberdade tida em conta, terá alguma relevância?

Quando ouço na televisão o 1º Ministro (que foi votado pela maioria), dizer que as manifestações e greves, que demonstram descontentamento, não o afectam e que não têm importância. Quando vejo pessoas, numa manif., que são identificadas e levadas a tribunal, porque acharam que o Governo não está a cumprir promessas feitas na campanha e resolveram chamar "aldrabão" ao dito senhor. Quando continuo a ver os “Jobs for de Boys and girls”, o erário público a servir para pagar viagens em 1ª classe, frotas de carros topo de gama, Aeroportos que ainda nem foram construídos e já se desconfia de compadrios, festarolas para os “meninos”… não sei… hesito.

Deste programa retirei as minhas conclusões. Não se deseja uma ditadura. É um protesto claro. É um sinal do mal-estar, do desencanto e descontentamento de muitos portugueses com o andamento da democracia. “Um protesto indignado de quem se sente inseguro por não terem sido concretizadas as promessas feitas nos mais de trinta anos de democracia”.

Não nos devemos envergonhar da nossa história, devemos sim aprender com ela a não cometer os mesmos erros.

Por fim, acho que o programa podia ter sido melhor aproveitado e teria tido mais audiência se os famosos votados fossem, por exemplo, Brad Pitt, Wentworth Miller (Scofield do Prison Break), George Clooney, Rodrigo Santoro, Gianekini, David Beckham, António Banderas and, last but not least Bruno Santos (eu voto neste último).

Era muito mais giro do que votar em gajos já múmias e que cheiram mal, se é que ainda cheiram.

venerdì 23 marzo 2007

Prison Break


"Má notícia para os fãs: a Fox vai interromper a segunda temporada de Prison Break no Brasil. Segundo a assessoria do canal isso será feito porque também houve a mesma interrupção nos EUA no meio desta temporada, o que é verdade. "

Não posso..... Será que em Portugal isto também vai acontecer?

lunedì 19 marzo 2007

Dia do PAI

O dia do Pai para mim equivale a saudade.

Saudade de colo, saudade do toque, saudade do olhar, saudade da voz, saudade do cabelo grisalho, saudade do riso, saudade das cócegas, saudade do beijinho, saudade dos passeios, saudade das conversas, saudade dos conselhos, saudade das larachas, saudade do teu amor.

Tive tudo o que uma criança pode ter de um Pai. Tive a palmada que educa, tive o carinho, o encorajamento, a força, a protecção, o amor incondicional de uma pessoa que nós sentimos estar ali por nós e para nós. Cuja existência era feliz e tinha razão de ser porque eu existia.

Eu fazia parte do seu mundo que estava dividido em 3. Eu, o mano, a mãe.

A mãe, essa mulher forte e adorável, a melhor mãe do mundo que ele podia ter escolhido, amou-a e ama-a, era o seu centro, a sua metade. Com ela, ele deu-me o exemplo do amor entre um homem e uma mulher, com respeito, amizade, educação. Um amor que sempre desejei para mim, e que ainda hoje não encontrei igual.

O mano, o filho homem que o Pai queria ter. Mais velho, mais rebelde, mas tão amado...

Ainda hoje me espanta que ele amasse outra pessoa com a mesma força e intensidade com que me amava a mim... dizem que não é possível existir, dois amores, tão fortes e equivalentes... mas existiram.

Eu, bem eu era o seu pé de Aquiles... a sua menina.

É um dia triste por já não te ter fisicamente perto de mim. Mas um dia alegre porque te tive.

Desejo a todos um Pai como o meu.
A todos peço, festejem-no hoje e todos os dias da vossa vida. Abracem-no sempre, com muita força, beijem-no sempre, muito, façam-no ter orgulho e amem-no, como se o amanhã não fosse existir. Eu fi-lo e hoje, fecho os olhos, abraço-o e beijo-o como sempre o fiz todos os dias.

AMO-TE PARA SEMPRE. OBRIGADO PAI. FELIZ DIA.

venerdì 9 marzo 2007

A Chefia que merecemos ????

O post de hoje não podia ser mais actual e apropriado.
Acho que não vale a pena fazer mais comentários, para bom entendedor meia palavra basta.

giovedì 8 marzo 2007

Dia da Mulher - Para mim é quando ela quer

Poema de Mulher
Que mulher nunca teve
Um sutiã meio furado,
Um primo meio tarado,
Ou um amigo meio viado?
Que mulher nunca tomou
Um fora de querer sumir,
Um porre de cair
Ou um lexotan para dormir?
Que mulher nunca sonhou
Com a sogra morta, estendida,
Em ser muito feliz na vida
Ou com uma lipo na barriga?
Que mulher nunca pensou
Em dar fim numa panela,
Jogar os filhos pela janela
Ou que a culpa era toda dela?
Que mulher nunca penou
Para ter a perna depilada,
Para aturar uma empregada
Ou para trabalhar menstruada?
Que mulher nunca comeu
Uma caixa de Bis, por ansiedade,
Uma alface, no almoço, por vaidade
Ou, um canalha por saudade?
Que mulher nunca apertou
O pé no sapato para caber,
A barriga para emagrecer
Ou um ursinho para não enlouquecer?
Que mulher nunca jurou
Que não estava ao telefone,
Que não pensa em silicone
Ou que "dele" não lembra nem o nome?
Autor Desconhecido

lunedì 26 febbraio 2007

Palhaçada


O ministro da Justiça disse hoje que a diminuição dos processos pendentes nos tribunais portugueses, registada em 2006, «demonstra que o monstro (da pendência processual) é possível ser combatido».

Que tal se o Senhor Alberto Costa comparar a produtividade do período que dantes era de férias judiciais com o actual… e já agora, a produtividade desse período com o dos restantes meses do ano!

"De acordo com os dados do MJ, o número de processos pendentes nos tribunais portugueses diminuiu 0,4%, nos últimos dois anos, o que acontece pela primeira vez na última década."

A existir essa ligeira diminuição apresentada pelo MJ estará a mesma relacionada com «uma série de medidas extraordinárias» implementadas pelo Governo em 2006 - como a retirada dos tribunais dos processos de contra-ordenação de transportes; a benesse dada no Orçamento de Estado de 2006 previstas no artigo 66º e seguintes (incentivos à extinção de instância, extinção e não instauração de acções executivas por dívida de custas, multas processuais e outros valores contados.)

Haja paciência e esclarecimento…Já agora, vistam-se a rigor meus senhores...






venerdì 16 febbraio 2007

Grécia - Atenas



Pois é assíduos leitores deste blog, é oficial, passei a ser internacional.

Esta vossa dióspira, toda jeitosa, já se passeou pelas ruas da Grécia. Sim, os Deuses do Olimpo até se passaram. Qual obra de arte que se passeia por Atenas, lá andei eu, a percorrer as ruas que me levavam do hotel para o edifício onde passei o dia a trabalhar num Workgroup da OCDE.

Foi maravilhoso levantar-me duas horas mais cedo, para ir trabalhar.

O Hotel era óptimo, tirando o barulho que uma cambada de "queridos adolescentes" fazia todas as noites pelas 3 da manhã e o barulho que provinha da avenida que passava defronte ao Hotel.

Mas domingo de manhã fui visitar a "Placa", muito bonito. Claro que não tinha ninguém para comentar o que via, mas tirei muitas fotografias.

Também aproveitei para ver o render da guarda defronte ao Senado. Muito bonito e interessante. Acho que Portugal não teria muitas dificuldades em invadir Atenas, com aquelas fardas com mini-saia cheia de folhos e sapatos de sapateado, acho que não era difícil. Acho...

Mas resumindo, estou orgulhosa de mim. Aproveitei o máximo que podia, andei por aquele pais desconhecido sozinha e sem medos, qual padeira de Aljubarrota. Deixei a Alemanha, a Suécia, a Holanda, a França e a Inglaterra, para não falar de outros participantes, rendidos aos encantos desta vossa portuguesita (e eu que não sabia que falava tão bem Inglês).


No fundo no fundo, ADOREI!

mercoledì 31 gennaio 2007

Desenvolvimento

"A partir de amanhã, 1 de Fevereiro, os portugueses podem passar a comprar jornais e revistas em quiosques automáticos, disponíveis 24 horas por dia, em vários espaços públicos de Lisboa.

Trata-se de um investimento da empresa espanhola ‘Kiosko24’ que, numa primeira fase, vai instalar 22 máquinas de venda automática de publicações a serem distribuídas por 16 estações de metro e seis universidades da capital portuguesa. Um investimento que ronda os 500 mil euros."


Hieeee!!! "Kiosko24". Estamos a entrar numa nova era em Portugal com uma piquena ajuda dos "nuestros hermanos".

(Medo ....muitooooo medo.)

martedì 30 gennaio 2007

mercoledì 24 gennaio 2007

HIIIEEEEEE!!!!!!!!!





Menino ou Menina, eis a questão.

É hoje a confirmação se vou ter um sobrinho ou uma sobrinha... A mãe, desnaturada, ainda não deu notícias. Mas logo mais vamos solenizar à volta de um belo cozido e em amena cavaqueira.... amena como quem diz.... à sempre excessos quando várias mulheres se juntam.
Estou em pulgas para saber do veredicto... esperemos que o feijãozinho colabore.

venerdì 19 gennaio 2007

Provérbios

Hoje na tertúlia falou-se num provérbio um tanto inusitado: "Calcanhar de homem, cu de mulher e nariz de cão só aquecem no Verão."
Mas existem variações: "Orelha de homem, nariz de mulher e focinho de cão, nunca viram o Verão." ou "Cu de Cão e nariz de gente, nunca está quente". Por isso, à que reconhecer que o povinho tem muita imaginação.
Há também quem partilhe a opinião que uma "garrafinha de àgua quente" resolve até a situação mais complicada.

lunedì 8 gennaio 2007

Palavras para quê?... é um filme histórico certamente

Na continuação do post anterior, e da promessa de desfrute da 7ª arte, aqui vos deixo a proposta do filme BABEL, com muito conteúdo certamente...












VEGETAR

Pois é, foi isso precisamente que esta vossa dióspira fez.... nada, absolutamente rien de rien. Deitei-me tarde, acordei tarde, almoçei tarde. Após o almoço, desmaiei em cima do sofá, e dei por mim a ver filmes que começavam em inglês, continuavam em francês e por vezes, pasmem-se, terminavam em português... e o mais engraçado é que os actores também mudavam.
É bem verdade que também é possivel que tenha adormecido entre filmes...
Lá para o fim da noite consegui arrastar-me até à cozinha onde jantei e, após o repasto, voltei para o mesmo sitio e fiz exactamente a mesma coisa até ao final da noite. (Nunca pensei ser possível dormir tantas horas).
Mas deixem que vos diga que não me arrependo e, para o próximo fim de semana já sei que vou ao teatro e vou ao cinema e vou jantar romanticamente com o meu dióspiro. A vida é assim, como os interruptores, um dia para cima outro dia para baixo.

venerdì 5 gennaio 2007

Castidade

Um padre romeno encontrou uma forma original de garantir que as noivas sobem virgens ao altar: Se quiserem casar de branco, e não forem virgens, têm de pagar uma multa.
Petrica Bratu, de 37 anos, acredita que esta medida vai parar que os casais «vivam em pecado» antes do casamento. As multas vão dos 15 aos 90 euros, conforme a gravidade do pecado. Os casais que forem viver juntos e casem pouco depois pagam 15 euros, mas as noivas que casam grávidas, ou que têm filhos, pagam a multa mais elevada.
Pergunto-me como será que este padre tem a certeza que a noiva ainda é virgem? Deverá esta ser portadora de documento que comprove que o selo ainda não foi quebrado? Ou terá esta que abrir as perninhas para o senhor padre confirmar da veracidade dos factos?
E também para quê casar de branco quando existem tantas cores bonitas por ai!
Apenas faço um pedido, por favor não divulguem isto ao Sr. Enginheiro Socrates.

Países de 1º Mundo

Stephen Tame, de 29 anos, é inglês e tem um problema invulgar. Queixa-se que um acidente de trabalho lhe intensificou a libido, de tal forma que o obrigou a recorrer a prostitutas e filmes pornográficos, conta a Reuters.
O homem tinha acabado de se casar, em 2002, e trabalhava num armazém de bicicletas. Sofreu uma queda que o deixou em coma e com graves ferimentos na cabeça. Acordou dois meses depois, com a libido diferente. De marido católico dedicado passou a mulherengo. Teve dois casos fora do casamento e recorreu a prostitutas e filmes pornográficos.
Depois da desintegração do seu casamento, decidiu processar a firma para a qual trabalhou. O juiz decidiu a seu favor, por considerar que, devido ao acidente, «a sua vida e a da mulher nunca mais vão ser as mesmas», disse.
Stephen vai ser indemnizado com três milhões de libras. A empresa afirma, por outro lado, que «os ferimentos que sofreu não foram assim tão graves».

mercoledì 3 gennaio 2007