martedì 27 marzo 2007

"Volta Salazar...tás aperdoado"



No programa “Os grandes Portugueses” saiu vitorioso Salazar, com 41% dos votos.

Do programa, nem vou perder tempo a comentar… simplesmente não o vi. Apenas retirei a minha conclusão do resultado.

Uma das opiniões foi que: “Salazar não foi votado por salazaristas que quase já não existirão, mas por pessoas muito inquietas com o seu dia-a-dia e o seu futuro, por causa dos ataques às classes mais pobres, os cortes nas reformas e o desemprego, que tanto afecta os portugueses”.

Realmente acho que ninguém em sã consciência gostaria de viver num regime ditatorial, todos nós gostamos de ter a nossa liberdade de expressão. Se bem que, actualmente, será essa liberdade tida em conta, terá alguma relevância?

Quando ouço na televisão o 1º Ministro (que foi votado pela maioria), dizer que as manifestações e greves, que demonstram descontentamento, não o afectam e que não têm importância. Quando vejo pessoas, numa manif., que são identificadas e levadas a tribunal, porque acharam que o Governo não está a cumprir promessas feitas na campanha e resolveram chamar "aldrabão" ao dito senhor. Quando continuo a ver os “Jobs for de Boys and girls”, o erário público a servir para pagar viagens em 1ª classe, frotas de carros topo de gama, Aeroportos que ainda nem foram construídos e já se desconfia de compadrios, festarolas para os “meninos”… não sei… hesito.

Deste programa retirei as minhas conclusões. Não se deseja uma ditadura. É um protesto claro. É um sinal do mal-estar, do desencanto e descontentamento de muitos portugueses com o andamento da democracia. “Um protesto indignado de quem se sente inseguro por não terem sido concretizadas as promessas feitas nos mais de trinta anos de democracia”.

Não nos devemos envergonhar da nossa história, devemos sim aprender com ela a não cometer os mesmos erros.

Por fim, acho que o programa podia ter sido melhor aproveitado e teria tido mais audiência se os famosos votados fossem, por exemplo, Brad Pitt, Wentworth Miller (Scofield do Prison Break), George Clooney, Rodrigo Santoro, Gianekini, David Beckham, António Banderas and, last but not least Bruno Santos (eu voto neste último).

Era muito mais giro do que votar em gajos já múmias e que cheiram mal, se é que ainda cheiram.

Nessun commento: